Apple é multada por negar conserto de iPhone comprado nos EUA



RIO - Depois de notificar e abrir um processo administrativo contra a Apple Brasil, o Procon Carioca multará a empresa que se recusou a consertar um smartphone comprado nos Estados Unidos e ainda dentro do prazo de garantia.

Fábio Ferreira, que também é subsecretário municipal de Defesa do Consumidor, foi quem registrou o problema. Ele procurou o SAC e a loja da Apple, no Village Mall, porque seu iPhone 5C, comprado em Miami, simplesmente parou de funcionar.

Fábio contou que a resposta que recebeu dos atendentes da Apple foi a mesma, tanto no 0800 quanto pessoalmente: a empresa não é obrigada a consertar produtos comprados no exterior.


- Sabemos, no entanto, que tribunais superiores já têm decisões favoráveis ao consumidor neste sentido. Não há razão para que a Apple não cumpra tais decisões. Por isso, estamos multando a empresa e pedindo a outros consumidores que estejam enfrentando este problema com a marca que procurem o Procon Carioca - destacou Ferreira.

Como se refere à reclamação de um único consumidor, a multa a ser aplicada à Apple no Brasil é considerada pequena por Fábio Ferreira - não chega a R$ 1,5 mil. Por isso, o subsecretário do Procon Carioca sugere que outros consumidores que estejam enfrentando problema semelhante registrem suas queixas junto ao órgão por meio do telefone 1746 ou pelo site www.1746.com.br

- A partir de um maior número de reclamações, pode ser possível elevar o valor da multa, aumentanto a punição contra a empresa - explica Ferreira.

Procurada, a Apple informou que nestes casos "poderá restringir os serviços em garantia para iPhone e iPad ao país em que a Apple ou distribuidores autorizados comercializaram inicialmente o dispositivo". A empresa diz ainda que mais dados sobre o assunto podem ser obtidos pelos consumidores no link http://bit.ly/1tulIO4


Fonte: OGlobo